Educação
200 docentes reúnem-se na Escola de Enfermagem de Coimbra para o 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
![](https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2022/07/Miguel-Castelo-Branco-e-Roberto-Henriques-1024x448.jpg)
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acolhe, amanhã e depois (dias 14 e 15 de julho), o 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.2022).
Trata-se de um encontro anual de docentes que, tal como na primeira edição, em 2014, mantém o objetivo central de partilhar e disseminar práticas pedagógicas seguidas pelos estabelecimentos universitários e politécnicos portugueses.
Intervêm no CNaPPES.2022, como palestrantes principais, o subdiretor para o Ensino e presidente do Conselho Pedagógico da NOVA Information Management School, Roberto Henriques, e o diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC), Miguel Castelo-Branco.
O professor da Universidade NOVA de Lisboa falará já amanhã, pelas 15h00, sobre “Inovação Pedagógica e Transição Digital: principais desafios e abordagens”, título da primeira palestra plenária do evento. Logo após a sessão solene de abertura (14h30), que contará com a presença da diretora-geral do Ensino Superior, Maria da Conceição Bento, da Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, dos membros da comissão coordenadora do congresso, José Fernando Oliveira (Universidade do Porto) e Maria do Céu Carrageta (ESEnfC), e da presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, Beatriz Pinto.
Por sua vez, Miguel Castelo-Branco, também professor da Faculdade de Medicina da UC, proferirá, no dia seguinte (14h30), a palestra plenária “Modelos de ensino do pensamento crítico e competências na resolução de problemas”.
Para cima de 200 docentes do ensino superior e investigadores estão inscritos nesta reunião de partilha pedagógica que, em 2022, tem lugar nas instalações da ESEnfC em São Martinho do Bispo (Polo B), onde várias salas do edifício escolar estarão a funcionar em simultâneo com comunicações livres.
A presidir a sessão de encerramento do CNaPPES.2022 estará, na sexta-feira (17h00), o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.
Inaugurado no Porto (2014), o CNaPPES já teve lugar em Leiria, Lisboa, Setúbal, Braga, Santarém e Aveiro (2021, em formato online). Chega, agora, a vez de Coimbra (ver programa completo da 8ª edição).
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE