Coimbra

Coimbra “dá palco” às Marchas Populares. Quer ver?

António Alves | 2 anos atrás em 13-06-2023

A Baixa de Coimbra acolhe na sexta-feira, 16 de junho, nova edição das Marchas Populares. A partir das 20:15, vão atuar 15 grupos, cinco deles convidados, que, para além de atuarem na Praça 8 de Maio, irão “desfilar” entre a rua da Sofia e o Largo da Portagem, passando assim pela Ferreira Borges e Visconde da Luz.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta alteração do percurso – houve edições em que os grupos também passavam pelas ruas  mais estreitas – será compensada com um forte programa de animação nesta zona.

PUBLICIDADE

O objetivo, segundo a presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), é evitar as dificuldades de circulação dos grupos nesses anos. “Ao mesmo tempo, permitimos às pessoas que vêm assistir ao desfile possam circular sem problemas e os cafés e restaurantes disponham de espaço para colocar esplanadas no exterior”, afirmou Assunção Ataíde.

A responsável recordou que as Marchas Populares são um dos principais desafios da APBC, o qual começa a ser preparado “em conjunto com os grupos logo no início do ano”. A comerciante salientou ainda o apoio que a autarquia dá a este evento através do transporte dos grupos concelhios por autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Veja Direto Notícias de Coimbra com Assunção Ataíde, presidente da APBC

 

Miguel Fonseca, vereador do município de Coimbra, disse na apresentação da iniciativa que são eventos como este que “reforçam o potencial turístico da cidade”, aproveitando a oportunidade para deixar dois desafios: um dirigido aos restaurantes da zona para que, nessa noite, “apresentem (na sua ementa) alguns dos pratos tradicionais desta altura do ano” e o outro direcionado aos residentes e lojistas para que “enfeitem as ruas de forma a tornar a Baixa ainda mais bonita”.

A primeira apresentação tem lugar às 20:15 na Rua da Sofia. Mas é na Praça 8 de Maio que estão concentradas todas as atenções. Conheça a ordem e a hora prevista de atuação na próxima sexta-feira:

20:30 – Marcha Infantil dos Moinhos (convidada)

20:50 – Marcha da Casa Rainha Santa Isabel de Condeixa (convidada)

21:10 – Marcha da APPACDM de Soure (convidada)

21:30 – Marcha Popular de São Martinho do Bispo

21:50 – Marcha do Grupo Artístico de Ribeira de Frades

22:10 – Marcha Popular de Eiras

22:30 – Marchas de São João Vila Nova

22:50 – Marcha de Celas e Olivais

23:10 – Marcha Popular da Freguesia de Cernache – Marcharte

23:30 – Marcha de Santa Clara

23:50 – Marcha Popular de Cegonheira – Antanhol

00:10 – Marcha da Arregaça

00:30 – Marcha de Ribeira de Frades

00:50 – Marcha Popular de Semide (convidada)

01:10 – Marcha Popular de Vale de Açor (convidada)

Após a apresentação, os grupos vão desfilar pelas ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, terminando a participação com nova atuação no Largo da Portagem (em frente ao Banco de Portugal).

Na conferência de imprensa, marcaram presença representantes das marchas de Cernache, Santa Clara e Eiras. Marisa Beja, de Cernache, solicitou à autarquia a instalação na Praça 8 de Maio de uma bancada que permita “dar as melhores condições ao público para assistir a este espetáculo”. O vereador Miguel Fonseca não se quis comprometer com datas, mas podem haver “boas notícias” sobre esse tema para a edição de 2024.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação das Marchas Populares

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE