Escolas

19 alunos de escola intoxicados por inalação de produtos químicos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 10-11-2023

Dezanove alunos da Escola Secundária de Lousada apresentaram hoje sintomas por alegada inalação de produtos químicos, 14 dos quais tiveram de receber tratamento hospitalar, mas sem gravidade, segundo fonte da proteção civil.

De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, a situação ocorreu cerca das 11:48, tendo sido acionados para o local meios dos bombeiros de Lousada, Penafiel e Paredes.

PUBLICIDADE

publicidade

Dez alunos foram encaminhados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, e quatro para o Hospital de São João, no Porto.

Cinco alunos foram assistidos no local por uma equipa da Viatura de Emergência Médica e Reanimação (VMER) do Vale do Sousa, não carecendo de tratamento hospitalar.

As vítimas frequentam o 8.º ano de escolaridade e têm idades entre os 12 e os 14 anos.

Filipe Silva, diretor da escola, disse à Lusa que não se sabe ainda o que provocou os sintomas nos alunos, nomeadamente dores de cabeça e vómitos, indicando que estão todos bem.

“Foram transportados, todos conscientes, ao hospital apenas por precaução”, declarou.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a proteção civil, foi acionada para o local uma equipa especializada dos bombeiros para identificar a origem do produto que terá provocado a intoxicação.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lousada, José Aires, afirmou que o alerta foi dado às 11:41 e que a corporação foi acionada por haver “um grupo” com sintomas relativos “a falta de ar, tonturas e vómitos”.

Segundo o responsável, os alunos estavam no laboratório a ter aula de físico-química.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE