18 aldeias evacuadas em Góis
Dezoito aldeias do concelho de Góis, no distrito de Coimbra, foram evacuadas devido ao incêndio que lavra desde sábado e que aumentou de tamanho nas últimas horas, segundo o secretário de Estado da Administração Interna.
“Temos as pessoas [100] concentradas numa igreja, onde estão a ser apoiadas pela Segurança Social e com uma segurança montada para que não haja qualquer tipo de problema”, disse Jorge Gomes.
PUBLICIDADE
As localidades de pequena dimensão evacuadas “foram por precaução, mas o incêndio não chegou lá”, acrescentou o governante, que falava aos jornalistas no posto de comando instalado na Selada do Braçal, junto à Estrada Nacional 112, que dá acesso à Pampilhosa da Serra.
“Neste momento o que importa é a proteção das pessoas e é nisso que estamos a trabalhar. Pedimos às pessoas que não saiam das suas residências, pois a GNR está a efetuar um trabalho de muita proximidade com a população”, acrescentou.
O incêndio que lavra desde sábado em Góis aumentou de extensão nas últimas horas devido às constantes mudanças de vento e são esperados mais reforços nas próximas horas.
Os meios terrestres [743 operacionais] que estão no terreno vão ser reforçados com mais 256 elementos, 40 dos quais espanhóis, que se vão juntar a outros 34 operacionais do país vizinho que já estão a combater as chamas, disse Jorge Gomes.
O secretário de Estado da Administração Interna adiantou que já estão a ser tomadas medidas para que uma ponta de fogo não entre no município da Lousã, que “costuma ser muito crítico”.
O governante disse ainda que a Comissão Distrital de Proteção Civil vai reunir durante a tarde para analisar a situação.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE