O Centro de Referência de Onco-Oftalmologia do CHUC, único Centro de Referência Nacional em Onco-Oftalmologia, acabou de tratar na Unidade de Tumores de Adultos, através da técnica de braquiterapia episcleral com placas de I125, o centésimo doente com melanoma da úvea.

Joaquim Murta
“Este marco dos cem doentes tratados impele-nos a continuar os nossos objectivos de prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação, num contexto de formação, ensino, investigação, conhecimento científico e inovação, tentando ser tanto uma referência nacional como internacional”, refere Joaquim Murta, Diretor do Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia do CHUC (CRIO), onde se integra o Centro de Referência de Onco-oftalmologia.
PUBLICIDADE
A equipa multidisciplinar da Unidade de Tumores de Crianças tratou 29 crianças, com retinoblastoma, 18 portuguesas e 11 oriundas dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).
“Infelizmente 80% das crianças são diagnosticadas em estadios avançados da doença, o que compromete a preservação da visão e do globo ocular, salientando a importância do diagnóstico precoce” realça Joaquim Murta.
Por isso, “foi iniciada uma campanha de sensibilização para o retinoblastoma tendo como público-alvo os profissionais de saúde, nomeadamente os médicos de Medicina Geral e Familiar e os Pediatras, com o apoio da Direcção Geral de Saúde, Comissão do Plano Nacional para as Doenças Oncológicas, do Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos e da Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), refere Joaquim Murta. “
O Diretor do CRIO, dá também nota de que “a equipa multidisciplinar da Unidade de Tumores de Adultos do Centro Nacional de Referência, criada em 2015, tem observado, tratado e seguido doentes com tumores intra-oculares referenciados de todo o País, evitando assim a sua deslocação ao estrangeiro. Para além dos ganhos em termos económicos e sociais, para o SNS e para o doente, este Centro orgulha-se de apresentar resultados clínicos sobreponíveis aos dos melhores centros internacionais.”
Visando um reconhecimento internacional, o Centro de Referência de Onco-Oftalmologia integra, desde 2016, o Projeto European Reference Network On Adult Cancers (ERN EURACAN), aprovado pela European Comission for Health and Food Safety (EU), sendo atualmente Coordenador do “Subdomain Ocular Melanoma”.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.