Coimbra

1,2,3… procissões da Rainha Santa Isabel em 2025

António Alves | 22 horas atrás em 25-03-2025

O presente ano de 2025 poderá ficar marcada pela realização de três procissões da Rainha Santa Isabel. Garantida está a mostra da mão da Padroeira da Cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O duplo centenário – 400 anos da Canonização da Rainha Santa Isabel e 700 anos da peregrinação a Santiago de Compostela – reforçaram a necessidade da Confraria Rainha Santa Isabel de assinalar estas datas com um conjunto de iniciativas que começaram em 2024 e terminam no final do ano.

PUBLICIDADE

O primeiro momento alto acontece entre 17 de junho e 2 de julho, altura em que terá lugar a mostra da “mão incorrupta” de Isabel de Aragão no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

O Tríduo em honra da Rainha Santa Isabel, que se realiza entre os dias 1 e 3 de julho, contará, em princípio, com a presença do Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar.

No dia 4 de Julho, Dia da Cidade, têm lugar as duas celebrações eucarísticas: da Solenidade (11:00), presidida pelo Bispo de Coimbra D. Virgílio Antunes, e aquela que é mandada celebrar pela Real Ordem de Santa Isabel (16:00) e que deverá contar com a presença dos Duques de Bragança.

A Procissão da Penitência (liga o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova à Igreja de Santa Cruz) terá lugar na noite de quinta-feira, 10 de julho, enquanto a Procissão Solene (regresso ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) tem lugar na tarde de domingo, 13 de julho.

Uma das novidades de 2025 poderá ser a realização de uma terceira procissão no âmbito do ano jubilar. Segundo o presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel, Joaquim Costa e Nora, trata-se da peregrinação das Irmandades que decorre no final do mês de setembro ou início de outubro.

Sendo a Confraria da Rainha Santa Isabel uma das irmandades “mais reconhecidas da Diocese de Coimbra”, ela poderá ir nessa procissão “não com a imagem de Teixeira Lopes, que se encontra no altar, mas com uma imagem da Rainha Santa Peregrina com o seu bordão e vestida de clarissa”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE