Coimbra

10 novas Áreas de Reabilitação Urbana no Concelho da Lousã.

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-02-2016

Medidas aprovadas contemplam diversos incentivos e benefícios fiscais em diversos locais do Concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

lousã

PUBLICIDADE

Após aprovação da Área de Reabilitação Urbana, designada por Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Urbano da Vila da Lousã, o Executivo Municipal aprovou, na reunião realizada no passado dia 1 de fevereiro, a delimitação de 10 novas Áreas de Reabilitação Urbana, que serão agora submetidas à análise e votação da Assembleia Municipal.

Foram aprovadas as ARU de Foz de Arouce, Casal de Ermio, Gândaras Serpins e Vilarinho, que resultam do compromisso assumido e tiveram o acompanhamento e validação das Juntas de Freguesia.

Foram também aprovadas ARU para as 5 Aldeias do Xisto, nomeadamente Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal.

As 10 Áreas de Reabilitação Urbana agora aprovadas pelo Executivo têm como único e importante objetivo estimular a recuperação do edificado privado, nomeadamente através da concessão de benefícios fiscais e redução de taxas municipais.

A Lousã passa assim a ter 11 Áreas de Reabilitação Urbana, sendo que poderá ser avaliada a criação de outras, desde que sejam enquadráveis nos critérios definidos na Lei.

Os objetivos da Reabilitação Urbana são qualificar os tecidos urbanos e edifícios degradados ou funcionalmente inadequados, melhorar as condições de habitabilidade e de funcionalidade do edificado privado contribuindo para afirmar os valores patrimoniais, materiais e simbólicos como fatores de identidade, diferenciação e competitividade urbana e promoção da sustentabilidade ambiental, cultural, social e económica dos espaços urbanos.

O Presidente da Câmara, Luís Antunes, entende que “a criação das ARU – dado os incentivos que contemplam – são um importante estimulo para a revitalização urbana. A ARU da Vila da Lousã contemplará também intervenções em equipamentos e espaços públicos, enquanto as 10 agora aprovadas têm o único objetivo de incentivar a recuperação do edificado privado.”

Todos os interessados poderão obter mais informações na página de internet do Município ou contactando a Divisão de Urbanismo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE