Portugal
10 dicas (muito úteis) para prevenir ataques informáticos
As ameaças vindas do ciberespaço são cada vez mais sofisticadas e conseguem ludibriar até os utilizadores mais atentos. A DECO PROTESTE tem vindo a alertar os consumidores para as várias práticas fraudulentas que circulam no mundo digital e insiste na adoção de comportamentos seguros, que que minimizem o risco de extravio de dados pessoais:
Não abra anexos de mensagens não solicitadas, mesmo que, aparentemente, tenham sido enviadas por conhecidos;
Não aceda a sites bancários através de links recebidos por e-mails ou newsletters;
Não envie códigos de acesso ou do cartão-matriz por e-mail;
Não envie dinheiro a anunciantes;
Altere as palavras-passe que tenham sido utilizadas para aceder a sites recentemente atacados;
Evite usar a mesma palavra-passe para todas as contas;
Altere as palavras-passe com frequência;
Não partilhe dados privados nas redes sociais;
Não envie cópias do cartão de cidadão pela internet;
Confirme se um site é legítimo e seguro antes de registar os seus dados pessoais.
“Este site é seguro?” é grátis e previne fraudes
A DECO PROTESTE disponibiliza gratuitamente a ferramenta “Este site é seguro?”, desenvolvida em parceria com a Scam Adviser. Basta inserir o URL do site em que pretende navegar e a ferramenta revela de imediato se a página tem phishing (captura de informação através de e-mail), malware, vírus e outras ameaças digitais.
Em Portugal, o phishing tem sido, nos últimos anos, a ciberameaça mais frequente em Portugal, de acordo com o Centro Nacional de Cibersegurança. Os bancos são responsáveis pelos casos em que fica provada a ocorrência de falhas ou mau funcionamento do sistema. Nesse caso, as vítimas têm de ser reembolsadas.
Já se o banco provar que o consumidor teve um comportamento negligente (por exemplo, através do fornecimento de códigos do cartão-matriz em sites terceiros), não há lugar a reembolso.
Em Portugal, o phishing é o cibercime com mais prevalência. Só em 2022, o Ministério Público recebeu 358 denúncias de phishing. As fraudes com MB Way são já a segunda ciberameaça mais frequente em Portugal, com 84 denúncias registadas no ano passado. Em terceiro estão os ataques informáticos, que motivaram 81 participações ao Ministério Público.
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.
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