Portugal

10 curiosidades da ave rainha que o vão deixar de queixo caído!

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 08-02-2025

Imagem: Depositphotos

O reino animal está repleto de exemplares impressionantes com capacidades tão incomuns que nos podem surpreender. Alguns destacam-se por assumirem papéis de liderança, outros destacam-se pela velocidade, uns pela agressividade, outros pela imponência.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

O leão é considerado o rei da selva mas, pelos ares, quem governa sobre o manto celestial é a águia. Este animal deslumbrante é até frequentemente apelidado ave rainha.

Conheça alguns factos curiosos que comprovam que a água é uma animal verdadeiramente fascinante. Descubra curiosidades verdadeiramente incríveis sobre esta ave…

Diversidade

Existem várias espécies de águias. Portanto, podemos encontrar diferentes qualidades em diferentes espécies.

São mais de 60 espécies de águias distintas que podemos encontrar pelo mundo, da águia- chilena da América do Sul à águia-dourada da América do Norte. Contudo, a águia-Real é a maior espécie de águia e, certamente, uma das aves de rapina mais famosas do mundo.

Alimentação

As águias são aves carnívoras. São predadoras de topo nos seus respetivos ecossistemas, alimentando-se de pequenos mamíferos. As rainhas dos céus também caçam outras aves.

Para se alimentarem, as águias até pescam. Para obterem alimento, as águias também pescam. As águias roubam ou capturam frequentemente presas de outras aves para garantirem alimento.

Durante o inverno, até 20% da dieta das águias pode ser feita de insetos. Segundo investigadores americanos, as águias-reais comem cerca de 1,5 kg de carne por dia.

Contudo, se necessário, podem ficar sem comida por 5 semanas.

Voo

As águias conseguem voar onde a maioria das outras aves não alcança. Durante a caça, estas aves conseguem mergulhar na caça de uma potencial presa a uma velocidade de 160 km/h, sendo ligeiramente inferior aos falcões.

As águias fazem um voo silencioso porque, ao contrário de outras aves, elas têm uma estrutura especial nas suas asas que permite que elas voem sem fazer barulho. Voar silenciosamente ajuda-as a aproximarem-se das suas presas, furtivamente, aumentando assim o sucesso da sua caçada.

Visão

A visão das águias é verdadeiramente extraordinária. Será mesmo um dos seus traços mais notáveis. Elas têm uma visão aguçada como uma lâmina.

Estima-se que a visão desta ave seja 4 a 8 vezes mais aguçada que a de um ser humano, permitindo-lhe avistar presas a grandes distâncias.

A visão fenomenal destas aves permite-lhes observar em pleno voo as potenciais presas a correr pelo chão. As águias são capazes de girar a cabeça 270 graus, como as corujas fazem. Esta sua capacidade permite-lhe aumentar o seu campo de visão significativamente.

Longevidade

As águias podem viver entre 20 a 30 anos quando se encontram livres na Natureza. Algumas espécies têm uma expectativa de vida ainda maior quando se encontram em cativeiro.

Pernas

As águias também apresentam pernas muito fortes. Essa é uma característica que muitos desconhecem, até porque ela está mais associada aos voos.

Ninhos

Os ninhos das águias são feitos em sítios altos, nomeadamente em montanhas ou árvores. As águias fêmeas revelam-se mães extremamente dedicadas às suas crias. Elas também revezam com o macho para incubar os ovos e proteger os filhotes.

Curiosamente, entre as águias, há a águia-careca, que constrói os maiores ninhos de todas as aves. Alguns exemplares destes ninhos podem pesar até uma tonelada. O tamanho desses ninhos gigantescos equivale a um pequeno automóvel!

Relacionamento

As águias passam a vida inteira com o parceiro que escolhem, permanecendo fiéis a ele. Por isso, os casais de aves desta espécie costumam ficar juntos para a vida toda. Por exemplo, mesmo as águias anãs, que hibernam separadamente, quando a primavera chega, reúnem-se novamente, num ninho comum.

Além disso, os casais de águias tendem a definir para si um território que posteriormente defendem de outras águias. Caso um elemento do casal morra, o outro pode passar por um período de luto, antes de procurar outro parceiro. As águias podem ser migradoras por necessidade. Algumas espécies de águias são migratórias. Elas viajam grandes distâncias, visando encontrar comida ou reproduzir-se.

O ritual de acasalamento das águias é um espetáculo aéreo digno de ser visto. As aves podem agarrar-se no ar e cair juntas em espirais, soltando-se somente pouco antes de atingir o solo.

Envergadura

A águia tende a apresentar uma envergadura que impõe respeito. A popular águia-real tem
ma envergadura que atinge 240 cm e o comprimento do seu corpo é de 93 cm. Em tamanho, as fêmeas desta espécie são muito maiores que os machos. Enquanto estes têm um peso máximo de apenas 4,6 kg, as fêmeas podem pesar até 6,7 kg, bem mais do que os seus parceiros.

Poder

O poderio que a águia apresenta nos céus é muito apreciado. Por isso, frequentemente, a ave é encarada como um símbolo de poder. Em diversas culturas, a águia tem sido adorada, vista como uma mensageira dos deuses ou uma representação do espírito indomável dos homens.

Tal visão acontece desde os tempos antigos. No entanto, ao longo da história, muitos homens poderosos adornaram-se com imagens de águias, nomeadamente reis e líderes, para simbolizar poder, visão e autoridade. Também foram tecidas lendas com a águia no folclore e na mitologia, atribuindo qualidades quase sobrenaturais a esta ave.

Atualmente, a águia continua a ser uma das aves mais populares para surgir em imagens.

São representadas em brasões, como acontece com a Rússia, México, Alemanha e Estados Unidos da América, surgindo até em clubes desportivos, nomeadamente de futebol…

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE