Extra

10 conselhos para proteger as informações pessoais

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 05-09-2024

Imagem: Depositphotos

À medida que o verão chega ao fim e com o início da temporada do regresso às aulas, é essencial adotar uma postura de prevenção de fraudes, especialmente num período em que todos se preparam para retomar as responsabilidades do dia a dia.

PUBLICIDADE

Os burlões estão especialmente ativos e sabem que as pessoas estão ocupadas a inscrever-se em atividades e a preparar o próximo ano letivo, o que torna os ataques mais fáceis e por isso a Mastercard partilha 10 conselhos principais para manter as informações seguras.

  1. Ter cuidado com os ataques de Phishing: Nesta época do ano, os burlões estão atentos a oportunidades para lançar ataques de phishing, aproveitando o facto de existir uma maior atividade online. Por isso, é necessário ter precaução com lojas online falsas, com descontos “bons demais para serem verdade” em produtos sazonais, ou e-mails que prometem ofertas exclusivas. Estas fraudes são criadas com o propósito de roubar as informações pessoais e dinheiro.
  2. Evitar golpes de burlões: Os ataques dos burlões podem manifestar-se através de e-mails de phishing, mensagens de texto ou chamadas telefónicas fraudulentas, nas quais fingem ser outra pessoa — como um diretor escolar, por exemplo, a alertar sobre pagamentos atrasados sob pena de correr o risco de perder a inscrição na escola. No caso de receber uma chamada que envolva dinheiro, deve desligá-la e entrar em contato com a organização diretamente, utilizando um número verificado, não o fornecido pelo autor da chamada.
  3. Ter cuidado com os tutores online: O começo do novo ano escolar pode ser complicado e implicar, por vezes, a necessidade de ajuda extra com os estudos. Mas a atenção deve ser redobrada quando se tratar de procurar tutores online — uma área onde as fraudes têm vindo a ser cada vez mais comuns. Neste caso, os supostos falsos tutores podem exigir-lhe ainda mais dinheiro depois de pagar, e, por isso, deve utilizar apenas plataformas e serviços credíveis. Além disso, quando procurar por este tipo de serviço deve verificar previamente as referências e avaliações do tutor.
  4. Pensar antes de publicar: A partilha de fotos e detalhes relacionados com a atividade escolar nas redes sociais pode revelar, involuntariamente, informações pessoais. Pais e alunos devem ser cuidadosos com o que publicam e evitar partilhar detalhes específicos como nomes de escolas ou localizações que possam ser usados para responder a perguntas de segurança ou obter acesso não autorizado às suas contas. Em vez disso, recomenda-se a publicação de atualizações triviais que não revelem informações sensíveis.
  5. Segmentar o Wi-Fi em casa: Se os seus filhos têm um computador ou tablet que levam para a escola, considere a possibilidade de segmentar a rede Wi-Fi da sua casa. Isso conservará qualquer ataque malicioso fora da sua rede principal doméstica. Se os amigos visitarem a sua casa, peça para se ligarem a uma rede Wi-Fi para convidados, de modo a garantir que eventuais riscos presentes no dispositivo deles não infectam a sua rede.
  6. Proteger todos os dispositivos: É essencial garantir que todos os dispositivos estão seguros, especialmente os utilizados por crianças. Para isso, deve, sempre que possível, instalar o software antivírus mais recente, utilizar passwords fortes e únicas e ativar a autenticação de dois fatores (2FA). Ensine aos seus filhos os princípios básicos de segurança dos dispositivos e estabeleça uma regra para evitar downloads de fontes não credíveis e nunca partilhar passwords.
  7. Configurar alertas de conta: A maioria dos bancos oferece alertas para transações, grandes compras e atividades suspeitas. Ao configurar esses alertas, pode ser notificado imediatamente sobre quaisquer cobranças inesperadas ou alterações na conta. Pode, ainda, personalizar essas notificações para incluir alertas para transações acima de um determinado valor, compras internacionais ou quaisquer tentativas de alteração das configurações da conta.
  1. Usar proteção contra roubo de identidade: Verifique com o seu banco ou emissor de cartão se a proteção contra roubo de identidade está disponível e certifique-se que a configura, porque isso ajudará a manter-se protegido caso seja vítima de roubo de identidade, através de monitorização proativa, deteção e alertas.
  1. Monitorizar os extratos bancários: Fique atento aos seus extratos bancários e de cartão de crédito, especialmente durante a época de regresso às aulas. Consulte os extratos financeiros regularmente e se notar alguma atividade suspeita, informe imediatamente o seu banco ou empresa de cartão de crédito, que poderão sugerir o bloqueio do cartão ou a emissão de um novo para evitar transações não autorizadas.
  1. Go digital – Utilizar aplicativos de wallet para pagamentos mais seguros: Configure uma wallet digital para os seus cartões principais. É uma forma fácil de adicionar uma camada extra de proteção cada vez que pagar. As wallets digitais utilizam a tokenização para proteger os detalhes do seu cartão, reduzindo o risco das suas informações serem roubadas durante uma transação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE